Paralelos temáticos em Shakespeare e a Poesia Urdu do século XIX: um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1469

Palavras-chave:

Poesia Urdu, Shakespeare, Ideia universais, Subcontinente, Natureza humana

Resumo

O presente artigo destaca que, apesar da poesia Urdu no século XIX e o Inglês no tempo de Shakespeare serem a personificação de dois diferentes fatores culturais, sociais, religiosos e ambientais, em suas filosofias básicas, as duas obras compartilham muito daquilo que aparenta ser originário de um mesmo domínio de pensamento. Neste artigo, os autores focalizam apenas na comparação temática de ideia centrais, concentrando-se em tópicos e temas familiares naquele tempo, como vida e morte, amor, o elogio de si mesmo, teoria da compensação, imortalidade, perda e exílio e música. O artigo discute também como os sonetos e peças de Shakespeare e os poetas Ghalib, Mir, Zafar e Zauq, da poesia Urdu do século XIX, apresentam inquietações comuns apesar das fronteiras geográficas e temporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Muhammad Imran, University of Sahiwal, Sahiwal, Punjab,

Muhammad Imran is working as a lecturer in English Department at the University of Sahiwal, Pakistan.He is also a doctorate student at the School of Foreign Languages, Shanghai Jiao Tong Uniersity, Shanghai, China. His research interests include Comparative Literature, Postcolonial and World Literature.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Imran, M., Afzaal, M., Almas, N., & Mushtaq, H. (2020). Paralelos temáticos em Shakespeare e a Poesia Urdu do século XIX: um estudo comparativo. Revista Da Anpoll, 51(3), 84–95. https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1469

Edição

Seção

Estudos Literários (2020)