O INFOGRÁFICO:AMULTIMODALIDADE E A SEMIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Juliana Alles de Camargo de Souza
  • Maria Eduarda Giering

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v2i27.144

Resumo

RESUMO: Este estudo focalizaamultimodalidade do infográfico na divulgação científica midiática. Adota-se a teoria semiolinguística, explicitada na tríplice competência do ato de linguagem e na construção da máquina midiática em que se integram elementos situacionais, discursivos e semiolinguísticos. A análise é elaborada mediante o modo de organização descritivo e os efeitos textuais que implica, combinando observações aos estudos sobre sintaxe visual. As conclusões apontam que a produção-compreensão desse texto é multimodal e desempenha papel relevante nos processos de letramento científico. PALAVRAS-CHAVE: infográfico, multimodalidade, semiolinguística, letramento científico. ABSTRACT: This article focuses on the multimodality of the infographic in scientific mediatic popularization. The study is based on semiolinguistic theory with triple competence of language use and on mrdiatic machinery related to situational, discursive, and semiolinguistic aspects. Furthermore, the descriptive organization mode and textual effects support the analysis and theobservations are therefore combined with the studies of visual syntax.Theconclusions indicate that the production and comprehension of the infographic are multimodal and play a relevant role in scientific literacy. KEYWORDS: infographic, multimodality, semiolinguistic, scientific literacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Souza, J. A. de C. de, & Giering, M. E. (2009). O INFOGRÁFICO:AMULTIMODALIDADE E A SEMIOLINGUÍSTICA. Revista Da Anpoll, 2(27). https://doi.org/10.18309/anp.v2i27.144