Sapatos e ritmos dos passos: notas sobre "Preciosidade", de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51iesp.1439

Palavras-chave:

Psicanálise, Crítica literária, Clarice Lispector

Resumo

Este artigo propõe uma leitura do conto “Preciosidade”, de Clarice Lispector e parte da coletânea Laços de Família (1960), se detendo na reincidência dos sapatos como imagens de transições e mediações entre o íntimo e o externo, e com o amparo do ensaio Os sapatos rotos, de Natalia Ginzburg, e de um dos capítulos que formam A amiga genial, de Elena Ferrante. A interpretação seria que os sapatos no conto de Clarice possam ser entendidos como o necessário e doloroso deslocamento da casa como referência única de autoridade e o peso de responsabilidade imbuída na liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Machado Pinheiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda em Letras (Estudos Literários e Culturais) no Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Pinheiro, I. M. (2020). Sapatos e ritmos dos passos: notas sobre "Preciosidade", de Clarice Lispector. Revista Da Anpoll, 51(esp), 75–82. https://doi.org/10.18309/anp.v51iesp.1439

Edição

Seção

Escritores e escritoras de Língua Portuguesa: Clarice Lispector