O Planejamento leva à Perfeição? Os Efeitos de Diferentes Condições de Planejamento Pré-Tarefa sobre o Desempenho Oral em L2
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1410Palavras-chave:
Planejamento pré-tarefa, Produção Oral, Inglês como L2Resumo
Este artigo reporta um estudo que investigou os efeitos de diferentes condições de planejamento pré-tarefa sobre o desempenho oral em L2. Vinte e seis aprendizes de inglês de um instituto de línguas realizaram uma tarefa oral na qual tiveram de descrever três figuras, cada uma por um minuto, sob as seguintes condições: não-planejamento, planejamento oral e planejamento escrito. O desempenho oral dos participantes foi examinado em termos de fluência (speech rate unpruned e speech rate pruned), acurácia gramatical (erros por 100 palavras) e densidade lexical (proporção de palavras produzidas com propriedades gramaticais e lexicais). As medidas de produção oral foram comparadas estatisticamente de acordo com as condições de planejamento, seguindo um design intra-sujeitos. Os resultados mostram que, em geral, planejar afetou positivamente a performance oral em L2, especialmente a fluência. Os aprendizes realizaram melhor a tarefa quando tiveram pelo menos um minuto para elaborar sua fala quando comparado à condição que não dispunha de tempo de planejamento. Entretanto, ao comparar as condições oral e escrita, uma não se sobressaiu a outra, possivelmente pelo modo como foram operacionalizadas. Interpretado de outra forma, isto pode indicar que o planejamento pré-tarefa seja benéfico independentemente da forma que assuma. Este estudo de pequena escala pode contribuir para discussões teóricas acerca da produção oral em L2 e o tratamento pedagógico do planejamento oral na sala de aula de L2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.