Protagonismo Discente em Processo de Constituição de Letramentos Acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1327Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos, Discurso do Déficit, Protagonismo DiscenteResumo
Apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou incentivar estudantes ingressantes na universidade a desenvolver práticas de letramento acadêmico, sob a concepção de letramentos enquanto práticas sociais. Ancoradas nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014), em especial aqueles que se dedicam aos letramentos acadêmicos (ZAVALA, 2009; LEA, STREET, 1998; FIAD, 2011, 2013; JUCHUM, 2016), desenvolvemos uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) associada à etnografia virtual (HINE, 2000). Planejamos e implementamos um curso em ambiente virtual que visou à construção de uma comunidade colaborativa online a partir da valorização das identidades dos alunos (FIRPO, 2018). Neste artigo, analisamos evidências dos letramentos acadêmicos construídos em textos de autoria dos estudantes publicados no jornal universitário digital produzido por um grupo de alunos veteranos. Os resultados desta pesquisa contribuem para a superação do discurso do deficit de leitura e escrita dos alunos, pois nas produções analisadas, em que escreveram e publicaram textos sobre suas vivências após o ingresso no ensino superior, demonstraram protagonismo discente como agentes de letramentos acadêmicos.
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