Adaptação e intermedialidade: reflexões sobre Macbeth, a ópera coro de Giuseppe Verdi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1318

Palavras-chave:

Giuseppe Verdi, Macbeth, Ópera Coro, Adaptação, Intermidialidade

Resumo

A ópera, uma forma de teatro musical, é a arte da adaptação por excelência, constituída pela integração e fusão de múltiplas linguagens artísticas. A presente pesquisa objetiva refletir sobre a ópera Macbeth (1847-1865), de Giuseppe Verdi (1813-1901), baseada no texto homônimo (1605) de Shakespeare (1564-1616), à luz de perspectivas teóricas de Linda e Michael Hutcheon (2011; 2017), Lars Elleström (2017); Hans Ulrich Gumbrecht (2011) e outras. Assim como Richard Wagner (1813-1883), Verdi foi um dos primeiros compositores preocupados com os aspectos dramáticos e cênicos de suas óperas. São atribuídas a ele diversas inovações, entre elas a formulação do manual da mise-en-scène e a criação de ambiência ou Stimmung. Em relaçãoà ópera Macbeth, Verdi destacou o papel das bruxas por meio de um coro feminino de trinta vozes por acreditar que elas são o elemento propulsor do drama. No início do quarto ato, introduziu o coro dos exilados escoceses com o intuito de expressar seus próprios anseios de liberdade em relação ao movimento de unificação da Itália. As diversas especificidades da ópera verdiana serão discutidas enquanto modelo textual (libreto), composição musical (partitura) e performance dramática (concretização cênica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Stegh Camati, UNIANDRADE, Curitiba, Paraná,

Possui Graduação em Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Paraná (1965), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1978), Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana pela Universidade de São Paulo (1987), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou na Universidade Federal do Paraná até 1996. Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Atua em pesquisa, orientação e docência na Área de Letras, na Graduação, Especialização e Mestrado em Teoria Literária, com ênfase em Dramaturgia e Teatro, principalmente nos seguintes temas: apropriações/ adaptações de Shakespeare, linguagens cênicas e fílmicas, dramaturgias contemporâneas e teatro pós-dramático.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Camati, A. S. (2019). Adaptação e intermedialidade: reflexões sobre Macbeth, a ópera coro de Giuseppe Verdi. Revista Da Anpoll, 1(50), 119–127. https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1318

Edição

Seção

Estudos Literários 2019