Novos Estudos do Letramento e Análise da Conversa: O Ajuste ao Interlocutor em Práticas de Letramento em Saúde

Autores

  • Ana Cristina Ostermann Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9017-6314
  • Roberto Perobelli Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo,

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1308

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Novos Estudos do Letramento, Análise da Conversa, Ajuste ao/à interlocutor/a

Resumo

Este artigo propõe a relação entre um dos princípios fundamentais da interações humanas e caro à Análise da Conversa (AC), o princípio ajuste ao/à interlocutor/a, e algumas das características centrais nos Novos Estudos do Letramento (NLS). De forma a elucidar a relação aqui proposta, analisamos atendimentos em saúde em que o profissional de saúde produz explicações a suas pacientes por meio de uma multiplicidade de recursos e da criação e atribuição de sentidos “sob medida” para cada paciente. As análises evidenciam que, ao fazer ajustes de diferentes naturezas às diferentes interlocutoras, o profissional leva em conta os “letramentos em saúde” de cada interagente e oportuniza que o evento consulta seja, também, um evento de letramento. Por fim, a partir da análise minuciosa dos dados, proporcionada pela perspectiva teórico-metodológica da AC, associada aos entendimentos propostos pelos Novos Estudos de Letramento, faz-se uma reflexão sobre Letramento em Saúde, conceito esse amplamente utilizado em países como EUA, Reino Unido e Holanda, e sua relevância para a missão da educação de assegurar uma participação social plena e equitativa a cada cidadão/cidadã.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Ostermann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Ana Cristina Ostermann é Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Bolsista Produtividade do CNPq e Vice-Presidenta da International Society for Conversation Analysis-ISCA (2018-2022). É PhD em Linguística pela University of Michigan (EUA), Mestre em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Em 2017-2018, realizou Estágio Sênior (Visiting Scholar) como bolsista da CAPES, na Loughborough University, Reino Unido, com projeto da Análise da Conversa (Aplicada) e Linguística Interacional, sob a supervisão de Paul Drew. Em 2008-2009, realizou estágio de Pós-Doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA), com projeto de interface entre Antropologia, Sociologia e Linguística Aplicada, sob a supervisão de John Heritage. É atual Vice-Presidenta eleita da International Society for Conversation Analysis (ISCA), membra do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq e Coordenadora Adjunta do Comitê Assessor de Artes e Letras da FAPERGS. Em 2015, recebeu o Prêmio Pesquisadora Destaque da UNISINOS e em 2013, o Prêmio Pesquisadora Gaúcha na Área de Letras, Linguística e Artes, concedido pela FAPERGS. Foi Presidenta eleita da International Gender and Language Association (IGALA), entre 2010 a 2012. Suas áreas de interesse em pesquisa são: análise da conversa, sociolinguística interacional e linguagem e gênero, com ênfase especial na comunicação na área da saúde. Seus projetos de pesquisa atuais investigam interações face-a-face em consultas de aconselhamento genético fetal, exames de ultrassom obstétrico, consultas ginecológicas e obstétricas do SUS e os atendimentos do Disque Saúde (da Mulher), do Ministério da Saúde. Pesquisas anteriores envolvem análise da conversa e etnografia em delegacias da mulher e centros de intervenção na violência contra a mulher, investigação de interrogatórios policiais com suspeitos de homicídios, análise das práticas discursivas de transgêneros, entre outros. Suas publicações nos últimos anos incluem artigos em periódicos internacionais (Journal of Sociolinguistics, Pragmatics, Language & Communication, Language in Society, Discourse & Society, Gender & Language Journal, and English for Specific Purposes Journal) e nacionais (Delta, Linguagem em (Dis)curso, Veredas, ALFA, Calidoscópio, Cadernos de Saúde Pública, Revista de Psicologia, Psicologia: Reflexão e Crítica, Veredas), artigos em livros (e.g. Encyclopedia of Language and Social Interaction, The Handbook of Language, Gender and Sexuality: Language and Gender: A Reader; International Encyclopedia of Communication; Language and Gender), e organização das obras: Você está Entendendo? Contribuições dos estudos de fala-em-interação para a prática do teleatendimento (Ostermann e Oliveira, 2015) Humanização, Gênero e Poder: Contribuições dos Estudos de Fala-em-Interação para a Atenção à Saúde (Ostermann e Meneghel, 2012), Linguagem. Gênero. Sexualidade (Ostermann e Fontana, 2010) e Linguagem e Gênero no Trabalho, na Mídia e em Outros Contextos (Heberle, Figueiredo e Ostermann, 2006). Faz parte do conselho editorial dos periódicos Gender and Language (Inglaterra), The Open Sociology Journal (Inglaterra), Intervenção Social (Portugal), Linguagem em (Dis)curso, Signótica, Veredas e Calidoscópio, e atua ocasionalmente como parecerista de Text & Talk, ROLSI (Research on Language and Social Interaction), Gender, Place and Culture e Revista da ABRALIN. Atua como parecerista para agências brasileiras de fomento à pesquisa (CNPq e FAPERGS) e, ocasionalmente, para agências internacionais, como a Research Foundation Flanders (FWO).

Roberto Perobelli, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo,

Possui graduação em Letras (2003), mestrado em Letras (2006) e doutorado em Linguística (2012) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência de pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise da Conversa Etnometodológica e em Gestão Pedagógica para o Letramento.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Ostermann, A. C., & Perobelli, R. (2019). Novos Estudos do Letramento e Análise da Conversa: O Ajuste ao Interlocutor em Práticas de Letramento em Saúde. Revista Da Anpoll, 1(49), 142–157. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1308

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade