O efeito de priming sintático na produção de sentenças ativas e passivas por crianças falantes do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i48.1285Palavras-chave:
Priming Sintático, Sentenças Passivas, Aprendizagem Implícita, Produção, CriançasResumo
Priming sintático é a facilitação do processamento sintático do falante que ocorre quando uma estrutura sintática é repetida através de duas (ou mais) sentenças consecutivas. É possível estimular a produção de estruturas passivas (ou de estruturas infrequentes) se for dado ao falante, em um momento anterior, um prime passivo. A frequência de produção de sentenças na voz ativa, comparativamente à produção de sentenças na voz passiva, parece ser maior nas línguas. Neste trabalho, investigamos o efeito de priming sintático com crianças de 8 e 9 anos, falantes do português brasileiro, para responder se (i) o conhecimento gramatical abstrato de estruturas ativas e passivas está consolidado em crianças de 8 e 9 anos falantes de PB (Português Brasileiro); (ii) as crianças apresentam o efeito de priming sintático e aprendem com a produção de estruturas repetidas entre prime e alvo corroborando a teoria de Implicit Learning; e (iii) se o efeito de priming sintático ocorre somente com a repetição da estrutura sentencial entre prime e alvo, sugerindo que há um componente sintático da linguagem não mediado por questões semânticas ou demais questões linguísticas na gramática mental do ser humano. O efeito de priming sintático se mostrou significativo nas sentenças passivas. As crianças apresentam conhecimento abstrato de estruturas sintáticas. No entanto, parecem ter margem para “aprender” o uso dessas estruturas, sendo sensíveis ao efeito de priming sintático.
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