A Dimensão Linguístico-Discursiva da Memória Nostálgica no Âmbito de Estrutura Composicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1215

Palavras-chave:

Nostalgia, Gênero Discursivo, Estrutura Composicional

Resumo

Nostalgia é rememoração com apego emocional, um sentimento complexo e universal. Por ser algo vivido e compartilhado signicamente nas mais diversas esferas de interação humana, pode ser compreendido como algo profundamente linguístico-discursivo. Tendo isso em vista, enunciados nostálgicos foram o objeto de estudo para o aprofundamento científico sobre a dimensão discursiva do sentimento. Este artigo, em especial, visou explorar o padrão de manifestação nostálgica em relação à estrutura composicional do gênero editorial. Para tanto, fez-se uso de um corpus notoriamente nostálgico que conta com 106 editoriais da Revista Ferrovia publicados entre 1935 e 2017. A partir disso, utilizou-se de forma conectada o arcabouço teórico de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o psicossocial de Constantine Sedikides. À luz da teoria, as análises foram feitas e possibilitaram que certo padrão de manifestação fosse identificado e descrito, ampliando, assim, a compreensão do fenômeno em seu âmbito linguístico-discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Destri, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho. Licenciada em Letras - Português e Inglês pela mesma instituição. Foi bolsista pelo CNPq do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) (2014/2015). Participa do grupo de pesquisa CNPq Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD´Humano).

Anselmo Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2003-2008). Licenciado em Letras Português-Inglês pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em São Paulo (FOC-SP - 1999-2002). Bacharelado em Direito em andamento na Faculdade Mater Dei (MD - 2017). Estágio de Doutorado na Equipe Clínica da Atividade do Departamento de Psicologia do Trabalho do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM) de Paris - França - como bolsista CAPES (2006-2007). Estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da University of Delaware (UDel) com colaborações na LaGuardia Community College of The City University of New York (CUNY) - Estados Unidos - como bolsista CAPES-FULBRIGHT (2013-2014). Professor Associado I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, onde atua como Professor-Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e no Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD´Humano). 

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Destri, A., & Lima, A. (2020). A Dimensão Linguístico-Discursiva da Memória Nostálgica no Âmbito de Estrutura Composicional. Revista Da Anpoll, 51(1), 32–47. https://doi.org/10.18309/anp.v51i1.1215

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2020)