Quais clássicos? Um cânone para a Europa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v47i1.1202

Palavras-chave:

Cânone Literário Europeu, Formação, Weltliteratur

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o cânone literário europeu com o objetivo de averiguar se há um denominador literário comum entre os países da Europa. Além disso, questiona se esses elementos ditos comuns podem agir para superar a crise política, econômica e social enfrentada por aquele continente. A discussão mostra o resultado de duas pesquisas realizadas em 2007 e 2011 pelo Departamento de Estudos Europeus, Americanos e Interculturais da Universidade La Sapienza de Roma e pelo Centro de Iniciativa Democrática de Professores; pesquisa essa que contou com uma amostra de cerca de 3.000 estudantes universitários e de ensino médio, e cerca de 100 professores universitários de literatura. Algumas das questões que nortearam a pesquisa foram: O que cada país entende por “literatura europeia”? Quais  autores e obras a representam? Esses autores e obras podem formar um “cânone” da “literatura européia” capaz de identificar e propor um denominador comum mínimo e um caminho formativo comum para todos os 28 países que atualmente formam a União Europeia? Em que perspectivas globais, ou de Weltliteratur, é possível imaginar as relações entre a literatura europeia e as literaturas de outros países e continentes?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Simoni, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina,

Graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Graduada em Letras Italiano (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Pós-Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). É professora Adjunto IV do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Graduação em Letras-Italiano e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É coordenadora do curso de Graduação em Letras-Italiano e subcoordenadora da Pós-graduação em Estudos da Tradução. Atua principalmente nos seguintes temas: história da tradução, história cultural, literatura italiana do século XIX, tradução comentada, crítica de tradução.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Simoni, K., & Antonelli, R. (2018). Quais clássicos? Um cânone para a Europa. Revista Da Anpoll, 1(47), 130–147. https://doi.org/10.18309/anp.v47i1.1202

Edição

Seção

SEÇÃO LITERATURA