Noam Chomsky: um autor, duas imagens?
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1177Palavras-chave:
Discurso, Autoria, Cenas da enunciação, EthosResumo
O presente artigo pretende analisar a construção da dupla imagem do autor Noam Chomsky, linguista e ativista político norte-americano, tendo como fundamento os pressupostos teóricos da análise do discurso, perquiridos pelo teórico francês Dominique Maingueneau, como as três instâncias que compõem o funcionamento da autoria (pessoa, escritor, inscritor) e as dimensões de regulação e gestão da obra de um autor. Analisa-se como os organizadores das obras de Chomsky, nas duas esferas distintas de circulação de seus textos, dalinguística e da crítica política, foram responsáveis por fazer emergir, principalmente por meio da cena genérica dos prefácios e introduções de seus livros, duas imagens distintas de um mesmo autor: um Chomsky duplo e um
Chomsky único. Nesse sentido, nos detemos sobre o ethos próprio dos respectivos campos do discurso que compreendem as cenas da enunciação das obras de Noam Chomsky, aqui adotadas como corpus documental, sobretudo com o intuito de entender como determinadas imagens desse autor foram construídas e legitimadas dentro da instituição da linguística e do ativismo político de formas distintas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.