Família na contemporaneidade brasileira: sentidos em curso

Autores

  • Mara Lucia Martins Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1112

Palavras-chave:

Análise de discurso, Formação discursiva, Memória discursiva, Família

Resumo

Neste artigo, propomos, na perspectiva da Análise de Discurso, analisar o modo como os sentidos de família são constituídos na contemporaneidade brasileira em diferentes discursos. Para tanto, o corpus constitui-se de textos da ordem do jurídico e por textos, publicados em blog e jornal, que dizem sobre família em nossa sociedade. Nos textos analisados, observa-se o estabelecimento da disputa de sentidos atribuídos à palavra família, sentidos antagônicos, que instauram diferentes posições-sujeito numa sociedade pelos modos como a palavra família significa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Lucia Martins Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestre em Linguística (2012) pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2001).

Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística (2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Linguística (2003) pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Letras (1989) pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística - UNEMAT.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Rodrigues, M. L. M., & da Motta, A. L. A. R. (2018). Família na contemporaneidade brasileira: sentidos em curso. Revista Da Anpoll, 1(45), 202–217. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1112

Edição

Seção

SEÇÃO LINGUÍSTICA