A prova de redação como um desafio ético: o caso do vestibular da UERJ
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1105Palavras-chave:
Vestibular, Redação, Responsividade, EnsinoResumo
Neste artigo, propomos uma reflexão acerca das alterações de caráter acadêmico promovidas, a partir de 2016, na prova de redação do Vestibular Estadual, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com o objetivo de explicitar a complexa rede de práticas de linguagem em que se inscrevem os diferentes atores no contexto dessa prova, com ênfase em seu processo de correção, usamos como chaves amplas de análise a noção de dialogismo (BAKHTIN, 2004) e de educação pelo argumento (KRAUSE; CARVALHO, 2000). Nesse percurso, procuramos ressaltar de que modo as dimensões linguística e ética se articulam na construção de um processo avaliativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.