Verboweb: Uma proposta de classificação verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1077

Palavras-chave:

Interface sintaxe-semântica lexical, Classificação verbal, Níveis de classificação

Resumo

O VerboWeb é um banco de dados lexicais do português brasileiro, em desenvolvimento, que conta atualmente com mais de 1360 verbos classificados em classes e em subclasses, de acordo com suas propriedades sintático-semânticas. Neste artigo, apresentamos uma proposta de classificação verbal por propriedades léxico-gramaticais. Mostramos como se deu a classificação verbal utilizada no VerboWeb e os possíveis níveis de classificação dos verbos. Propomos que são necessárias para a descrição e análise do léxico verbal do português brasileiro dois níveis de classificação: classes e subclasses. Explicitamos a que nível de granularidade estão associadas as classes e subclasse do banco.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Cançado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Márcia Cançado é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), com pós-doutorados em Rutgers University (EUA, 2001/2002), USP (2009/2010) e UFPR (em andamento). Atua na área de Linguística, com ênfase na interface Semântica Lexical/Sintaxe e Descrição do Português Brasileiro. É autora dos livros "Manual de Semântica","Catálogo de Verbos do Português Brasileiro" (coautoria Godoy, L.; Amaral, L.), e "Introdução à Semântica Lexical; papéis temáticos, aspecto lexical e decomposição de predicados" (coautoria Amaral, L.). É coordenadora do banco de dados do léxico verbal brasileiro: "VerboWeb: classificação sintático-semântica dos verbos do português brasileiro (www.letras.ufmg.br/verboweb)". A pesquisadora tem 920 citações, em 51 trabalhos, apresentando um índice h:16 (Fonte: Scholar Google).

Luana Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Luana Amaral é professora da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG e atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística. Possui doutorado em Linguística (2015) e pós-doutorado (2016) pela UFMG. Atualmente, faz pesquisa na área de Semântica Lexical, sendo pesquisadora dos projetos Catálogo de Verbos do PB e Verboweb (www.letras.ufmg.br/verboweb) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical. Também atua na educação a distância com disciplinas de escrita acadêmica na graduação e disciplinas de gramática no Centro de Extensão da FALE.

Letícia Lucinda Meirelles, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Letícia Lucinda Meirelles é mestre em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e atualmente encontra-se em fase final de seu doutorado, realizado na mesma instituição sobre a orientação da professora Márcia Cançado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na linha de pesquisa Interface Sintaxe-Semântica Lexical. É pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical (NuPeS) da Faculdade de Letras da UFMG e atua no desenvolvimento do banco de dados e análises lexicais do português brasileiro (VerboWeb),ao lado das professoras Márcia Cançado - UFMG (coordenadora do banco) e Luana Amaral - UFMG. Tem artigos publicados em revistas qualis A e B e atua como professora estagiária no curso de graduação em Letras da UFMG desde o início de 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Cançado, M., Amaral, L., & Meirelles, L. L. (2018). Verboweb: Uma proposta de classificação verbal. Revista Da Anpoll, 1(46), 123–141. https://doi.org/10.18309/anp.v1i46.1077

Edição

Seção

Edição Especial comemorativa dos 30 anos do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática da Anpoll