PRORROGADO: Chamada para artigos - Literatura do Rio Grande do Sul: personagens, espaços e temporalidades

2024-09-02

Organizadores:

Maria Eunice Moreira, Professora aposentada Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mauro Nicola Póvoas, Universidade Federal do Rio Grande.

Regina Kohlrausch, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

.........................................

Espaço cultural com características próprias desde o século XIX e com produção literária consolidada pelo menos desde os anos iniciais do século XX, o Rio Grande do Sul forjou uma literatura que pode ser analisada sob diversas perspectivas seja a dos gêneros literários, seja a da interpretação de escritores, seja por temas e suas relações com outras áreas do conhecimento.

Propor um número da Revista da Anpoll para a literatura do Rio Grande do Sul pode parecer que se trata de isolar uma manifestação literária exclusiva, individualizando a produção sulina da nacional. Por isso, é necessário dizer que não se trata aqui de invocar propostas separatistas ou regionalistas, mas de apenas delimitar o espaço onde transitam autores, obras, temas e leitores.

Portanto, neste dossiê buscam-se autores nascidos ou que se radicaram no Rio Grande do Sul, cujas obras foram publicadas fora ou no próprio Estado; obras que se ocupam da história, da cultura e dos fenômenos que dizem respeito a esse espaço particular; obras e autores que, em diferentes gêneros, dialogam com outros autores e obras do acervo nacional e estrangeiro. Nessa direção, textos de ficção, de poesia, teatro, crítica, literatura infantil e juvenil podem ser objeto de estudo sob diferentes abordagens críticas, desde que publicados no Rio Grande do Sul ou tenham relação com o universo cultural rio-grandense.

Abre-se, assim, um espectro abrangente para: a) avaliação de autores e suas características temáticas; b) análise de obras sob diferentes abordagens teóricas; c) crítica sobre os principais tópicos que dizem respeito a um espaço cultural definido, qual seja, o sul-rio-grandense; d) leitura de críticos literários e sua contribuição à história da literatura rio-grandense; e) estudo de instituições, grupos, sociedades na história cultural sulina; f) análise de interrelações com outros grupos e espaços de cultura, sejam eles europeus e latinos.

Os textos devem seguir as normas definidas pela Revista da Anpoll. Prazo para envio de artigos para este dossiê: PRORROGADO PARA 15 de OUTUBRO de 2024.

https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/about/submissions