v. 1, n. 17 (2004)

Revista Anpoll 17: "Ensino, Etnia e Discurso "

Sumário

Normas para Apresentação dos Trabalhos
Revista Anpoll
PDF

EXPEDIENTE

Expediente
Revista Anpoll
PDF

SUMÁRIO

Sumário
Revista Anpoll
PDF

APRESENTAÇÃO

Apresentação
Beth Brait, Edna Nascimento
PDF
A formação de professores como locus de construção de conhecimentos científicos
Anna Rachel Machado
PDF
Gêneros acadêmicos e escrita processual: uma integração de abordagens no ensino de escrita em inglês como LE
Antônio Dilamar Araújo, Diana Costa Fortier Silva, Renato Barros da Costa
PDF
A epistemofagia pós-moderna na educação literária
Clarissa Menezes Jordão
PDF
Movimento de autoria e gestos de interpretação em um processo de escritura de poesia
Eduardo Calil
PDF
Uma análise das estratégias de referenciação em narrativas orais
Emanuel Fontel
PDF
Le discours ethnique entre mythe et politique: l'exemple des Pataxó du Mont Pascal (extreme sud de Bahia)
Florent Kohler
PDF
Sobre o movimento de reforma e por uma historiografia do ensino de línguas
José Marcelo Freitas de Luna
PDF
Interpretação dos estudos sobre etnia: um corte epistemológico
Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba
PDF
Maria Gabriela Llansol e Lídia Jorge: um beijo dado mais tarde, em nome da escrita
Maria de Lourdes Soares
PDF
Entre o "dizer" e o "poder dizer" na escrita: uma relação de conflito e de identidade
Maria do Socorro Oliveira
PDF
Uma aventura de Asterix o Gaulês: política de representação, identidade e etnia
Maria Isabel Borges
PDF
Escrita do professor, cidadania e identidade
Maria José Rodrigues Faria Coracini
PDF
A construção do sentido no repente: relações entre as estruturas lingüísticas verbais e musicais no gênero "martelo"
Ricardo Nogueira de Castro Monteiro
PDF

RESENHAS

MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003
América Lúcia Silva César
PDF
CORACINI, Maria José Rodrigues Faria; BERTOLDO, Ernesto Sérgio (orgs.) (2003). O desejo da teoria e a contingência da prática: discurso sobre e na sala de aula. Campinas: Mercado de Letras. 342 p.
Beatriz Maria Eckert-Holf
PDF
CRUZ, Décio Torres (2003). O pop: literatura, mídia e outras artes. Salvador: Editora Quarteto. 252 p.
Isaías Francisco de Carvalho
PDF
MOITA LOPES, Paulo da (2002). Identidades fragmentadas: a construção de raça, gênero e sexualidade na sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). 232 p
Maria Nazaré Mota de Lima
PDF

ENTREVISTA

Bernard Caron (Diretor do LLACAN- Centro de Pesquisas do CNRS - Paris)
Margarida Maria Taddoni Petter
PDF