A palavra em exílio. Orpheu e o desejo de comunidade

Autores

  • Ettore Finazzi-Agro SAPIENZA UNIVERSIDADE DE ROMA

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i38.847

Palavras-chave:

Orpheu, Exílio, Comunidade, Pessoa, Sá-Carneiro

Resumo

A análise do programa ideológico, inscrito logo na “introducção” de Luís de Montalvor ao primeiro número da revista, ajuda-nos a entender com clareza o confuso desejo de evasão e eversão dos cânones que tem acompanhado, ao longo dos anos, a Geração de Orpheu, mostrando, ao mesmo tempo, a razão pela qual alguns dos membros do grupo não conseguiram sustentar até ao fim o peso duma existência (e duma escrita) sempre “exceptuada”. Vão ser considerados, nessa perspectiva, não apenas o significativo aparecimento, em 1916, da revista Exílio, mas sobretudo a frequência e o modo parcialmente disforme com que os poetas de Orpheu se valeram do termo “exílio”, com particular atenção aos casos de Pessoa e Sá-Carneiro.

 


Creative Commons License 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ettore Finazzi-Agro, SAPIENZA UNIVERSIDADE DE ROMA

is Full Professor of Portuguese and Brazilian Literature in the Faculty of Humanities of the University of Rome “La Sapienza” (Department of European, American and Intercultural Studies) 

Downloads

Publicado

2015-11-28

Como Citar

Finazzi-Agro, E. (2015). A palavra em exílio. Orpheu e o desejo de comunidade. Revista Da Anpoll, 1(38), 195–201. https://doi.org/10.18309/anp.v1i38.847

Edição

Seção

III. ESPECTROS DE ORPHEU