Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1464

Palavras-chave:

Apresentação, Gêneros Textuais/Discursivos

Resumo

Apresentação do número "Gêneros textuais/discursivos, práticas de linguagem e vozes do sul em diálogo" da Revista da ANPOLL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristóvão, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Meus últimos dois projetos de pesquisas, a saber: (Educ)ação de professores de línguas: trabalho e desenvolvimento na práxis docente” (Fundação Araucária) e “Práticas sociais e discursivas sobre meio ambiente em tempos globalizados: implicações e perspectivas para educação em língua estrangeira” (CNPq), me possibilitaram  atuar fortemente com pesquisa na área de educação de professores de línguas estrangeiras e no ensino e aprendizagem de língua inglesa contribuindo para o trabalho educacional e para os estudos na área de Linguagem e Educação. Com meu novo projeto “Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos”, em andamento a partir de março/2019,  tenho interesse por projetos relacionados aos estudos de gêneros textuais da esfera acadêmica em diversas áreas do conhecimento no contexto universitário público.

Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Possui mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Faz parte do grupo de pesquisa ALTER (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações) e do grupo LAF (Universidade de Genebra). Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Língua e Literatura Francesa, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá no departamento de Etudes Françaises, tendo ministrado aulas no nivel da graduação, mestrado (Masters) na área de didática do francês e tendo exercido a função de orientadora. Tem experiência na área de Desenvolvimento de professores, Elaboração de material didático e Análise do Discurso, assim como inúmeras publicações científicas nessas áreas. Além disso, é co-autora de vários livros didáticos em inglês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos discursos, sobretudo os que são produzidos em situação de trabalho educacional 

Richard Brunel Matias, Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba,

Magíster en Enseñanza de Español como Lengua Extranjera por la Facultad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba. Especialista en Educación Superior y TIC. Profesor Regular Concursado de Lengua Portuguesa I, Lengua Portuguesa IV, Taller de Lectura y Expresión Escrita del Profesorado de Portugués de la FL-UNC. Profesor Regular Concurso en la cátedra de Lectocomprensión en Lengua Extranjera I - Portugués del Profesorado y Licenciatura en Espańol Lengua Materna y Lengua Extranjera de la FL-UNC. Profesor de la Especialización en Didáctica de las Lenguas Extranjeras de la FL-UNC. Profesor y Licenciado en Filosofía. Capacitador de profesores de lenguas extranjeras en Enfoques Plurales e Intercomprensión en Lenguas Romances. Miembro del equipo InterRom (Intercomprensión en Lenguas Romances de la FL-UNC)

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Cristóvão, V. L. L., Gouvêa Lousada, E., & Brunel Matias, R. (2020). Apresentação. Revista Da Anpoll, 51(2), 9–16. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1464