Rui Torres, precursor de Herberto Helder e Raul Brandão: reimaginação na poética digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1452

Palavras-chave:

Poema hipermídia, Intermidialidade, Palimpsesto, Húmus - poema contínuo

Resumo

A literatura digital é uma das vertentes da literatura contemporânea, cujos textos partem de recursos hipermidiáticos e digitais em seu processo de elaboração. As escritas assim caracterizadas tanto apresentam inovações no campo estético, quanto preservam, reconfiguram e renovam modalidades do fazer literário inscritas na tradição. Nessa perspectiva, situa-se o texto Húmus - poema contínuo, do escritor português Rui Torres, que, além das várias mídias – som, imagem, texto – de que dispõe na produção do poema, estabelece diálogo com duas obras anteriores: o romance Húmus, de Raul Brandão, publicado em 1917, e o poema homônimo de Herberto Helder, de 1967. Nossa proposta, então é, a partir do trabalho de Torres, pensar como os meios digitais afetam a relação com o texto literário impresso, seja no ato da criação ou no da leitura, e discutir como se operam a retomada e o diálogo com as obras do passado. Nossa análise se fundamenta nos Estudos da Intermedialidade, de Irina Rajewsky, bem como no conceito de remediação, de Bolter & Grusin. Tomamos também a ideia de escrita palimpséstica, tal como a formula G. Genette, e a reflexão de Borges sobre a releitura da tradição, entendendo que, ao se apropriar de um texto, o poeta promove um desvio em relação ao texto precursor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keilla Conceição Petrin Grande, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Varginha, Minas Gerais,

Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG; Doutoranda do programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo - USP. Professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.

Rogério Barbosa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais,

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Pós doutorado em Letras na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Petrin Grande, K. C., & da Silva, R. B. (2020). Rui Torres, precursor de Herberto Helder e Raul Brandão: reimaginação na poética digital. Revista Da Anpoll, 51(3), 211–224. https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1452

Edição

Seção

Estudos Literários (2020)