Investigando representações identitárias em charges no contexto da sala de aula: multimodalidade, leitura crítica e interseccionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1399

Palavras-chave:

Multimodalidade, Charge, Representações Identitárias, Ensino

Resumo

No contexto de mudanças significativas na compreensão acerca do texto, bem como dos processos de leitura e de escrita, na sociedade contemporânea, este artigo tem como objetivo principal discutir representações identitárias construídas por meio do texto multimodal charge no contexto de sala de aula na Educação Básica. Para tanto, utilizamos conceitos e categorias de análise propostos por Kress e van Leeuwen (2006) em sua Gramática do Design Visual, bem como aprofundamos as discussões com base em estudos identitários (MOITA LOPES, 2006; ANDRADE, 2014) a partir de uma perspectiva descolonial (KLEIMAN, 2013; SANTOS, 2004). Este estudo, caracterizado como pesquisa-ação de abordagem qualitativa e interpretativa, foi desenvolvido em escola pública estadual da cidade de Orobó, com alunos/as dos 2.º e 3.º anos do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita baseadas em uma abordagem crítica e interseccional, que integrem múltiplas linguagens e semioses em sala de aula, além de incluir discussões sobre questões sociais complexas, como as experiências identitárias, em um país com características tão diversas em face a frequentes mudanças na vida sociocultural, histórica e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba,

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior é graduado em Letras (UPE), especialista em Literatura e Estudos Culturais (UEPB) e Língua e Literaturas de Língua Inglesa (UPE), mestre em Letras (UEPB) e doutorando em Linguística (PROLING/UFPB). É professor contratado (UPE) e professor estatutário da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba,

Fábio Alexandre Silva Bezerra é professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, onde lidera o GEPLAM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade/Multiletramentos (UFPB/CNPq). É doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada (Universidade Federal de Santa Catarina) e PhD em Linguística (University of Sydney).

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Sarinho Júnior, J. M. de A., & Bezerra, F. A. S. (2020). Investigando representações identitárias em charges no contexto da sala de aula: multimodalidade, leitura crítica e interseccionalidade. Revista Da Anpoll, 51(2), 218–231. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1399