Aprendendo a ler para escrever: o gênero textual resumo científico e letramento acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1386

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico, Gênero textual, Resumo Científico, Leitura e Escrita, Etnografia da Escrita

Resumo

Este estudo focaliza uma experiência pedagógica centrada na leitura crítico-analítica de resumos científicos produzidos no domínio específico da área de Letras, com vistas ao processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na universidade. Embora julguemos que essas atividades estão relacionadas, para fins analíticos, damos atenção especial às atividades de leitura, desenvolvidas em um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000). Teoricamente, o trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (HYLAND, 2004; CARLINO, 2003; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2011) e nas abordagens de gêneros textuais, filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; 2006; MILLER, 1984). Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Curso de Letras/UFRN), sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para as possibilidades de se promover o acesso à cultura letrada e o domínio dos gêneros acadêmicos, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica no ensino-aprendizagem das práticas de leitura e escrita através do currículo (WAC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte,

Doutora em Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), realizou estágio de doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, no período de 01 de abril de 2015 a 31 de janeiro de 2016. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Especialista em Linguística Aplicada (UERN), Tecnologias na Educação (PUC-Rio) e Educação a Distância (UFPR), Graduada em Letras (UERN). Leciona a disciplina Leitura e Produção Textual na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte-FCRN. Atua principalmente nas seguintes áreas: Texto, Leitura, Linguística de texto, Discurso, Análise Textual dos Discursos, Enunciação.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Oliveira, M. do S. (2020). Aprendendo a ler para escrever: o gênero textual resumo científico e letramento acadêmico. Revista Da Anpoll, 51(2), 125–138. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1386