A webaula sob a perspectiva da multimodalidade: uma análise de uma aula digital de espanhol para ensino a distancia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1385

Palavras-chave:

Multimodalidade, Webaula, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar de que forma se dá a multimodalidade em uma webaula a partir de dois modelos: um pelo viés da Semiótica Social, o GeM (BATEMAN, 2013) e outro pelo campo da Psicologia Educacional (MÜLLER et al., 2013) sobre classificação de graus de multimodalidade em objetos de aprendizagem. O objeto de análise foi uma webaula produzida para um curso de Licenciatura em Língua Espanhola na modalidade à distância. A análise descritiva e qualitativa revela que há a predominância do modo verbal sobre os demais modos semióticos mesmo com os affordances do suporte em que está disponibilizado, não integrando ao material as potencialidades dos recursos semióticos que podem promover uma aprendizagem mais significativa em situação de educação a distância ou mesmo presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Possui doutorado em Letras (Língua Inglesa, área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente na mesma universidade (1983). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1976). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Liverpool (1993). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento com o Dr. Charles Bazerman, na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) no período de 2006-2007. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (2004-2006). Atualmente é professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV - Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e multimodalidade.

Paulo Henrique Moura Lopes, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Professor efetivo de Língua Espanhola do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Macau). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará e atualmente doutorando pela mesma instituição. Membro do GPLEER - Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e Releitura do Mundo, coordenado pela professora Cleudene Aragão de Oliveira. Realiza pesquisas sobre Letramento Literário para o ensino e formação de professores em língua espanhola.

 

Maria Áurea Albuquerque Sousa, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará,

Possui graduação em Letras Habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (2018). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Pará, atuando como formadora no Centro de Informática em Educação (NTE BELEM). Interesse de pesquisas e estudos na área de formação de professores e tecnologias educacionais, multimodalidade e multiletramentos.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Araújo, A. D., Moura Lopes, P. H., & Albuquerque Sousa, M. Áurea. (2020). A webaula sob a perspectiva da multimodalidade: uma análise de uma aula digital de espanhol para ensino a distancia. Revista Da Anpoll, 51(2), 175–186. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1385