Ecos de Shakespeare: Júlio César e House of Cards – O Último Ato, de Dobbs e da BBC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1324

Palavras-chave:

Júlio César, Shakespeare, House of Cards, Dobbs, Série da BBC

Resumo

Em 2017, publicamos um artigo sobre o diálogo que se estabelece entre a trilogia House of Cards, de Michael Dobbs, as séries da BBC e da Netflix e as peças de Shakespeare – Ricardo III, Macbeth e Otelo. Este texto dá continuidade à primeira publicação e versa sobre o último volume da trilogia de Dobbs, The Final Cut [O último ato], e a Temporada 3 da BBC, para demonstrar como Júlio César, de Shakespeare, foi ressignificado nas duas produções, assunto até então não explorado. Voltamos a nossa atenção, portanto, apenas para esse último romance de Dobbs e sua adaptação na última temporada da série da BBC, enfatizando o protagonismo, a volubilidade do povo e a retórica em discursos proferidos por personagens de Shakespeare e de Dobbs. Procuramos demonstrar também como essa temporada da série, apesar de reproduzir um primeiro-ministro fragilizado pela idade e perseguido por lembranças involuntárias de crimes cometidos no passado, como no romance, ameniza a crueldade e intensifica problemas emocionais, tornando os acontecimentos mais palatáveis e o protagonista mais humano ao espectador da série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brunilda Tempel Reichmann, UNIANDRADE, Curitiba, Paraná,

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Letras pela University of Nebraska at Omaha (UNO) doutorado em Letras pela University of Nebraska in Lincoln (UNL) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Graduate Assistant no curso de Letras da UNO; Professora de Literatura da Washburn University em Kansas e Professora Titular da UFPR. Atualmente é professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade, PR. Tem experiência na área de Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Comparada, com ênfase em estudos intermidiáticos, trabalhando principalmente com narrativa ficcional e fílmica.

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Reichmann, B. T. (2019). Ecos de Shakespeare: Júlio César e House of Cards – O Último Ato, de Dobbs e da BBC. Revista Da Anpoll, 1(50), 128–139. https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1324

Edição

Seção

Estudos Literários 2019