A Vertigem das Sensações em “É o silêncio...”, de Pedro Kilkerry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1317

Palavras-chave:

Poesia, Pedro Kilkerry, Território, Sujeito, Sensação

Resumo

O artigo propõe uma leitura do poema “É o silêncio...”, de Pedro Kilkerry, com o objetivo de enfocar a questão do processo de criação poética aí presente, não somente enquanto tema, mas sobretudo enquanto a própria dinâmica encarnada na escrita. Para tanto, parte-se do conceito de bloco de sensação (afectos e perceptos), proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, em relação com os conceitos de território e desterritorialização, dos mesmos filósofos, no intuito de compreender o movimento de criação que se materializa no poema. A partir de uma releitura de Kilkerry, busca-se testar a hipótese de que a singularidade de sua poesia resulta não só do tratamento original que confere à linguagem, mas também de sua engenhosidade para reconfigurar esteticamente, à luz do fenômeno da alteridade, o problema da subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Siqueira Ferreira de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Doutorando em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui Mestrado em Literatura e Crítica Literária (2008) e Licenciatura em Letras: Português (2005), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além do bacharelado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1995). Atualmente é Assistente Mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ministra disciplinas nos cursos de Letras, Comunicação e Multimeios, Publicidade e Propaganda e no Curso de Especialização em Literatura. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura portuguesa, poesia contemporânea, teoria literária, criação literária e roteiro audiovisual.

Annita Costa Malufe, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Vice-coordenadora e docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Bolsista Produtividade (PQ2) do CNPq com projeto sobre Samuel Beckett e filosofia contemporânea. Doutora em Teoria e História Literária pelo IEL/ Unicamp, publicada em livro: Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar (Ed.7Letras/FAPESP, 2011). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com o trabalho também publicado: Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (Ed.Annablume/FAPESP, 2006). Realizou Pós-Doutorado sobre Samuel Beckett na USP (CNPq) no Depto. de Teoria Literária, sob supervisão de Fábio de Souza Andrade (2013-jun.2014) e, com auxílio FAPESP, realizou pós-doutorado na PUC-SP sobre poéticas contemporâneas e a escrita do filósofo Gilles Deleuze, sob supervisão de Peter Pál Pelbart (2009-jun.2012). É autora de 6 livros de poemas.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Siqueira Ferreira de Souza, C. E., & Costa Malufe, A. (2019). A Vertigem das Sensações em “É o silêncio.”, de Pedro Kilkerry. Revista Da Anpoll, 1(50), 20–27. https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1317

Edição

Seção

Estudos Literários 2019