Do Letramento Escolar ao Letramento Profissional: Uma Relação a Construir

Autores

  • Elisabeth Bautier Université Paris 8, Saint Denis,
  • Maíra de Araujo Mamede Université Paris Est Créteil (UPEC), Créteil,

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1303

Palavras-chave:

Letramento, Desigualdade Escolar, Práticas Docentes, Práticas de Linguagem. Democratização Escolar

Resumo

O artigo propõe as bases de uma relação entre desigualdades no acesso aos usos escolares das potencialidades da escrita pelos alunos e a maior ou menor familiaridade dos professores com esses usos nas suas práticas profissionais. Em um primeiro momento, apresentamos nosso trabalho sobre as modalidades pedagógicas implementadas pelos professores, os suportes de ensino utilizados e os obstáculos encontrados pelos alunos em função de sua familiaridade com as práticas de linguagem próprias do letramento amplo. Isso nos leva a pensar em desigualdades educacionais em função dos usos da escrita construídos nas salas de aula. Para terminar, definimos o que seria um “letramento profissional” dos professores: um conjunto de conhecimentos e competências, condição para a implementação da democratização do acesso ao letramento amplo para todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra de Araujo Mamede, Université Paris Est Créteil (UPEC), Créteil,

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará(2002), mestrado em Ciências da Educação e da Formação pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis(2006), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília(2005) e doutorado em Doutorado em Ciências da Educação pela Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis(2011). Atualmente é Maître de Conférences da Université Paris-Est Créteil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:práticas docentes, letramento, Formaçâo Docente, desigualdade escolar.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Bautier, E., & Mamede, M. de A. (2019). Do Letramento Escolar ao Letramento Profissional: Uma Relação a Construir. Revista Da Anpoll, 1(49), 80–90. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1303

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade