Letramento(s): Conceitos de Trabalho no Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1302

Palavras-chave:

Letramento, Conceito de Trabalho, Descorporificação, Ensino, Tecnologia

Resumo

Em Courtine e Vigarello (2009), são tematizados os modos, tecnologicamente informados, de tipificar o corpo do imputável a partir do século XIX. Desse processo, destaco o seu final, em que o efeito dessa tipificação culmina no controle dos corpos. Contrapondo vacuidade e densidade dos corpos, este trabalho assume como tarefa a indagação sobre como, na escola, se dá a descorporificação dos conceitos (conteúdos curriculares) e sobre como evitá-la. De uma perspectiva discursiva em Linguística Aplicada, a reflexão central introduz, ao tratar do(s) letramento(s), a noção de conceito de trabalho (STREET, 2009) para estabelecer o diálogo entre o objeto de ensino, o professor e o aluno, diálogo, portanto, entre os três participantes fundamentais da prática didático-pedagógica. A novidade em relação à noção de conceito de trabalho é a sua proposição como o espaço ótimo para se estabelecer um novo modo de produzir conhecimento, em que a transdisciplinaridade (SIGNORINI, 1998) se ocupa menos das disciplinas do que da produção dos objetos de reflexão no acontecimento da relação entre disciplinas.

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Biografia do Autor

Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela UNESP-São José do Rio Preto-SP (1978), fez mestrado (1986) e doutorado (1997) em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas e livre-docência (2011) na Universidade de São Paulo. Fez, ainda, pós-doutorados no exterior: em 2002/2003, na U-3-Grenoble-FR e, em 2009, na Université Paris XII-FR. Professor efetivo do DLCV-FFLCH-Universidade de São Paulo desde 1999, coordenou convênio CAPES/COFECUB USP/UNICAMP/U-3-GRENOBLE (FR) por quatro anos (janeiro/2005 a dezembro/2008). É líder do grupo de pesquisa CNPq Práticas de leitura e escrita em português língua materna, em atividade desde 2003. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Português L1, atuando principalmente no estudo dos temas: escrita, letramento e discurso.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Corrêa, M. L. G. (2019). Letramento(s): Conceitos de Trabalho no Ensino. Revista Da Anpoll, 1(49), 52–66. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1302

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade