Uma perspectiva pragmática para o estudo dos letramentos em periferias brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1300

Palavras-chave:

Letramentos, Pragmática, Periferia, Etnografia

Resumo

Este texto apresenta as linhas gerais de uma perspectiva pragmática para a abordagem dos letramentos em periferias brasileiras. ‘Pragmático’ aqui é entendido como aquilo que produz uma série de efeitos no mundo (conforme John L. Austin e Judith Butler) e também como prática que conjuga a tríade lei do sistema, rapidez da atividade e olhar reflexivo dos atores (conforme a abordagem da prática comunicativa de William Hanks). O artigo extrai as características de uma abordagem pragmática dos letramentos de trabalhos que problematizam e politizam a relação entre oralidade e escrita e que questionam o que conta como escrita numa sociedade. Retira essas características também de pesquisas etnolinguísticas com sistemas de escrita e de inscrição pictórica em grupos ameríndios, as quais sugerem não haver grupo humano sem um sistema convencional de grafismo. Em vista disso, a abordagem pragmática dos letramentos em periferias é, em última instância, uma forma de dialogar com pessoas que em alguma medida já escrevem, embora suas práticas não sejam legitimadas como escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel do Nascimento e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina,

É licenciado (2002) em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, mestre (2005) e doutor (2010) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Realizou estágio de doutorado sanduíche (2007-2008) e pós-doutorado (2015-2016) no núcleo de Antropologia Linguística do Departamento de Antropologia da University of California at Berkeley. Leciona Pragmática, Linguística Aplicada e Sociolinguística na UFSC. É editor associado das revistas Pragmatics (da International Association of Pragmatics - IPrA) e Trabalhos em Linguística Aplicada (da UNICAMP). Além disso, tem publicado livros e artigos em editoras (7 Letras, John Benjamins, Cortez) e revistas (DELTA, Pragmatics & Society etc.) avaliadas por pares, bem como avalia artigos submetidos a periódicos das áreas de Linguística e Antropologia (Pragmatics & Cognition, Journal of Linguistic Anthropology, American Anthropologist, Pragmatics & Society, Discourse, Context & Media, DELTA, Linguagem em (Dis)curso, Signótica, Revista da Anpoll etc.). Desenvolve estudos sobre a relação entre significação e violência e sobre letramentos, circulação de discursos e regimes de comodificação linguística no campo das vertentes interacionistas e sociais dos estudos da linguagem. Tem experiência com formação de professores e investiga as relações entre educação e desenvolvimento social e humano.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Silva, D. do N. e. (2019). Uma perspectiva pragmática para o estudo dos letramentos em periferias brasileiras. Revista Da Anpoll, 1(49), 26–38. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1300

Edição

Seção

Letramento e Transdisciplinaridade